Máquina de costura manual portátil: pra que serve e como funciona

Se você tem curiosidade em saber como uma maquininha dessas funciona, acompanhe esse nosso vídeo. No final, dou a minha sincera opinião sobre o produto.
Como ela funciona?

Será que vale a pena ter uma?

Em primeiro lugar, tenho que falar pra vocês que essa é somente a minha humilde opinião sobre o produto. Eu testei e pude ver alguns prós e contras sobre ela:

PRÓS:

  • o ponto fica normalmente mais bonito que os feitos à mão;
  • é uma alternativa barata, se você não pode comprar uma máquina de costura comum;
  • é leve e fácil de carregar pra todo lugar;
  • dá pra atingir lugares que a máquina comum não atinge: pode costurar cortinas penduradas, algumas peças de roupa sem nem precisar tirá-las do corpo, dentro de bolsas, etc.

CONTRAS:

  • não dá tanto apoio pra guiar o tecido, já que 1 mão está sempre no botão pra fazê-la funcionar, então fica difícil costurar reto;
  • só faz 1 único tipo de ponto (claro, né, nem dá pra esperar mais que isso, mas ainda assim, é uma desvantagem em relação às outras máquinas ou mesmo nossas mãos);
  • o manuseio não é confortável o suficiente pra fazer longos trabalhos (pelo menos no meu modelo);
  • pra passar a linha, você sempre vai precisar de acessórios extras como o passador de linha e a pinça.

Na minha visão, não é um produto que traga vantagens o suficiente pra que substitua uma máquina comum e nem mesmo a costura à mão. Eu comprei a máquina em um brechó, pela curiosidade em saber como ela funcionava.=) Ela cumpre o que promete, mas ainda assim não acho que valha a pena comprar pra pequenos consertos e nem mesmo pra levar em viagens. Se você não pretende costurar muito e está pensando se compra ou não uma dessas… na minha opinião… não gaste seu dinheiro com algo assim, que, acredito eu, vai ser usada 1x e depois deixada esquecida em uma gaveta. Quer aprender a costurar de verdade e não tem dinheiro pra investir em uma máquina de verdade? Use primeiro a de alguma amiga, compre uma usada e em bom estado, junte seu dinheiro pra comprar uma nova ou comece fazendo tudo a mão! É gostoso também! Eu comecei ainda criança, fazendo roupinhas de boneca com minha agulha e linha e retalhos que minha mãezinha me dava! ❤

Eu espero que tenha ajudado de alguma maneira: ou a decidir qual máquina comprar ou a começar a costurar mesmo sem máquina.

De uma forma ou de outra, espero te ver sempre por aqui, acompanhando nossos tutoriais!

Alguns assuntos são exclusivos aqui do blog, não mostro em vídeos. Pra não perder nadinha, é só clicar no botão “seguir”, lá no canto superior direto!

Um abraço bem grande da Bel! Boas costuras!


Depois, dá uma passadinha também lá no nosso:

YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/Diytutorial

FACEBOOK https://www.facebook.com/DIYTutorialBlog

PINTEREST https://br.pinterest.com/diy_tutorial/

INSTAGRAM https://www.instagram.com/diytutorial.blog/

TWITTER https://twitter.com/diytutorialblog

E-MAIL: diytutorial@email.com

 

17 comentários sobre “Máquina de costura manual portátil: pra que serve e como funciona

  1. Flávia Cardoso disse:

    Boa tarde, comprei uma, gostei muito, porém depois de algumas costuras ela parou de costurar, ainda faz o movimento como se tivesse costurando mas não sai nada, você poderia me ajudar?

    Curtir

  2. Meire jane disse:

    Olá vc poderia me ajuda? Comprei essa maquina e n consigo usar pq a linha n prende embaixo, qdo bato n sai nenhum ponto. Desde ja agradeço

    Curtir

  3. luciene disse:

    Olá. Não tenho nenhum conhecimento de costura, mas sinto necessidade de saber costurar barras de calças dos meus filhos, pequenos reparos ou fazer uma roupinha de boneca, por exemplo. Não vou costurar muito, portanto não tenho interesse e nem espaço para ter uma máquina de costura tradicional. Será que valeria a pena comprar um máquina portátil para fazer pequenos reparos? Essa manual ou uma maiorzinha portátil? Qual modelo vc recomenda?

    Curtir

    • Bel (DIY Tutorial) disse:

      Oi Luciene, tudo bem? Olha, na minha sincera opinião, eu não recomendo essa manual. Pelo menos a marca que eu tenho é praticamente só um brinquedo, só comprei mesmo pra testar e fazer o vídeo. Se você não costura muito, te recomendo outras máquinas portáteis, umas pequenininhas, mas que, pelo menos, têm alguma força, que funciona com o pedal, ligada na energia. O resto, vai ser provavelmente só dor de cabeça e dinheiro jogado fora. Mas, claro, não posso falar sobre todas as máquinas que existem, pq não tive a oportunidade de testar todas, essa é só a experiência de uma pessoa que já testou a mini, a pequena, a normal… e pode contar como foi! Espero que você encontre uma que você goste! Um abração!

      Curtir

  4. Nathalia disse:

    Olá, eu comprei uma máquina dessa, porem comprei a manual e a mesma tambem parou de costurar repentinamente. O Problema estava em uma Peça no interior da máquina, cujo parafuso afrouxara. No caso foi só apertar. É tipo um gancho que deveria segurar a linha para fazer a costura. Se alguém precisar de alguma ajuda com isso, posso dar mais detalhes pelo meu e-mail. Só entrar em contato 🙂
    Nathaliacristinak@Gmail.coml

    Curtir

  5. Cátia disse:

    Criador abençoe, boa tarde, eu comprei por motivo de saúde, visto que dei minha doméstica , por causa de problemas na coluna, esta não preciso ficar fixa com a cabeça baixa, e mexer o pé, , fico com a cabeça normal sem dobrar o pescoço e a costura firme e, forte e reta de uma máquina doméstica e as vezes costuro deitada. Ou no sofá.

    Curtir

  6. carlos alberto da silva disse:

    comprei outra mini máquina de costura singer só que toda vez que testo ela arrebenta a linha ,alguém sabe como resolver isso?

    Curtir

Deixe um comentário